Apresentação dos candidatos do Podemos
Hitler Pederssetti, pai e empresário, Vereador com mais Leis Municipais aprovadas na história de São Leopoldo. Rose Oliveira, moradora do bairro São Miguel (Paim), mãe de dois filhos, um de 8 anos Victor e Wesley de 26 anos (cadeirante), luta por acessibilidade e inclusão para todos os PCDs de nossa cidade.
Por que estamos concorrendo à Prefeitura de São Leopoldo
Depois de longos 16 anos sob a gestão do PT em nossa cidade, não podemos mais aceitar essa continuidade de um governo ineficiente, que não está de fato elaborando e executando políticas públicas que transformem a cidade e ajudem as pessoas a viver em dignidade. Chegou a hora da nossa cidade ter uma gestão eficaz, pelas pessoas, pelos animais, pelo meio ambiente, por nossas empresas, nossa cultura esquecida, nossas crianças,pessoas com deficiências e idosos, é chegada a hora de termos uma nova cidade, limpa, com oportunidades, um polo turístico e educacional. E, por isso, estamos colocando nosso trabalho à disposição de todos. Hitler Pederssetti e Rose Oliveira.
Plano de Governo
As linhas mestras do plano são: - Prioridade no cuidado com as pessoas, nas áreas da saúde, educação e segurança; - Uma gestão que prepare a cidade para enfrentar o futuro, criando instrumentos para geração de trabalho e renda, incentivo ao empreendedorismo; - Desenvolvido para atender os Leopoldenses de hoje e das próximas gerações, planejamento urbano e social com sustentabilidade econômica e ambiental; - Atenção especial à desburocratização; - Gestão que fortaleça a inovação e tecnologia para oferecer e entregar os melhores serviços para a população; - Que reforce as parcerias público-privadas, na busca da eficiência e melhor aplicação de recursos públicos; Neste plano de governo, encontram-se projetos para tornar São Leopoldo uma cidade melhor e mais justa para todos. O Plano é norteado por três eixos:
PODEMOS CUIDAR - voltado para as pessoas;
NOVO CAMINHO – pensando nas empresas e geração de emprego e renda;
A NOVA CIDADE – para o desenvolvimento e planejamento do município.
Plano de Governo
Desta forma, apresentaremos as diretrizes, os projetos que temos para São Leopoldo de agora e do futuro.
PODEMOS CUIDAR
Educação:
- Compromisso de colocar São Leopoldo no topo do ranking do Ideb nas melhores posições do Brasil, equilibrando escolas de todas as regiões, para ser referência nacional, incluindo como meta de médio prazo a avaliação do índice Pisa.
- Escola de Aperfeiçoamento para professores, diretores e gestores para que haja uma equidade de preparação na Rede Educacional do Município.
- Incorporar um pensamento de letramento computacional, programação de sistemas dentro de toda a pedagogia escolar, partindo da educação infantil. Inclusão de disciplinas de língua inglesa e alemã em todas as escolas municipais.
- Parcerias entre escolas e empresas, com gestão compartilhada de creches.
- Programa de Requalificação e Melhoria nas Escolas, dando condições estruturais, água filtrada, rede digital de qualidade, laboratório de Ciências, quadra esportiva adequada.
- Programa de Fomento para a implantação de projetos de tecnologia, inovação, leitura, entre outros temas, tendo professores como propositores e gestores.
- Educação em saúde com vista a despertar o gosto da criança pela comida saudável, prática de atividades físicas, para que levem essa cultura para sua comunidade, envolvendo os pais nessas boas práticas.
Saúde:
- Ampliação das parcerias com instituições privadas para atendimento de exames e cirurgias. Avaliar os casos de alta demanda e pouca disponibilidade. Complementação dos valores da tabela SUS (consórcios de saúde municipal).
- Manutenção e adaptação das vagas criadas recentemente com recursos destinados para tratamento da Covid para realização de procedimentos eletivos e cirúrgicos.
- Criação de protocolos de atendimento médico em parceria com responsáveis de cada especialidade, sociedades médicas, inclusive na organização de mutirões de saúde.
- Proporcionar treinamento humanizado e continuado de pessoal em todas as áreas de atendimento ao cidadão.
- Utilizar métrica pré-estabelecida em sistema informatizado para equilibrar o atendimento de doentes crônicos e agudos nas unidades de atendimento básico, evitando o acúmulo de pacientes na rede.
- Programa de orientação à população para busca correta de atendimento nos locais apropriados.
- Unir o E-SUS e E-Saúde para que seja criado um sistema único de prontuário e atendimento da Rede Municipal integrada aos hospitais e clínicas da cidade que atendem SUS e com interface para o usuário.
- Investir em programa de prevenção de doenças e não no tratamento, através de campanhas educativas e atendimentos de profissionais das unidades de Saúde da Família.
- Estabelecer e padronizar os equipamentos e recursos médicos disponíveis em todas as unidades de saúde com o mesmo padrão e rigor que a Vigilância Sanitária cobra da iniciativa privada.
- Fortalecer os programas de atendimento à gestante e crianças recém-nascidas. - Estruturar o sistema de atendimento à Saúde Mental.
Segurança:
- Valorização do trabalho da Guarda Municipal com adequação do Centro de treinamento.
- Treinamento para humanização do atendimento e ações preventivas de combate ao crime.
- Integração com a Secretaria Estadual da Segurança com vistas à unificação do telefone para acionamento de ocorrências no 190 tanto para Polícia Militar quanto para a Guarda Municipal.
- Patrulha Maria da Penha: Plantão no final de semana e noturno para atendimento de mulheres com medidas protetivas.
- Intensificar a atuação da Guarda Municipal nos bairros através da integração com a Polícia Militar. Criar comitês de comunidade, responsável por ouvir a população e atuar em conjunto com PM e Guarda Municipal.
- Investir em treinamento e equipamentos. Estabelecer rondas em praças e bairros.
- Revitalização de espaços públicos e iluminação: concessões à iniciativa privada para redução da criminalidade em áreas depredadas.
- Implantar nas divisas de integração municipal os portais de monitoramento, com o uso de Tecnologia de Segurança Urbana, com Câmaras e Software para detectar veículos roubados, clonados, em fuga e suspeitos.
Ação Social (Bem-estar Social)
- Programa de acompanhamento continuado de famílias em vulnerabilidade, abaixo da linha da pobreza, promovendo a liberdade econômica e independência dessas famílias.
- Casa de apoio que seja mais do que um alojamento noturno. Com oportunidades para que essa pessoa ganhe um tempo para se reestruturar emocionalmente para definir seu futuro, com terapia psicológica, espaço de escuta, terapia ocupacional e oportunidades de formação.
- Estruturação da Casa da Mulher como um local efetivo de apoio à mulher vítima de violência e seus filhos.
- Fortalecimento de ações conjuntas de secretarias com Ongs e instituições de atendimento à pessoa com deficiência, com a elaboração de um cadastro com a situação desta população para melhorar o atendimento nos mais diversos programas da Prefeitura.
- Seleção com critérios técnicos da escola que atenderá o (a) estudante com deficiência. É preciso buscar sempre a inclusão na Rede Municipal, mas em casos específicos, trabalhar o convênio com instituições de atendimento à pessoa com deficiência.
- Intercâmbio de informações entre instituições de atendimento à pessoa com deficiência e escolas da Rede Municipal para aprimorar o atendimento da escola inclusiva. Esporte e Lazer e Juventude
- Parcerias com Ongs e associações comunitárias que atendem crianças, levando-as para dentro das escolas.
- Fortalecer programas de incentivo ao esporte de rendimento.
- Criação de Olimpíadas Municipais entre as escolas municipais para incentivar a prática esportiva desde a Educação Infantil.
Esporte e Lazer e Juventude
- Parcerias com Ongs e associações comunitárias que atendem crianças, levando-as para dentro das escolas.
- Fortalecer programas de incentivo ao esporte de rendimento. - Criação de Olimpíadas Municipais entre as escolas municipais para incentivar a prática esportiva desde a Educação Infantil.
- Incentivo aos esportes de rua, como os programas Bike Night, corrida de rua, yoga nos parques, entre outras ações que incentivem os esportes ao ar livre. - Exigir a contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte. - Cursos de qualificação profissional para jovens, parcerias com empresas e o poder público para estágios interligados com os cursos.
NOVO CAMINHO:
São Leopoldo com menos amarras:
- Criação de Canal digital (HUB) para atender todos os serviços necessários às empresas e população. Criar sistemas amigáveis em solicitação de serviços nas Ruas da Cidadania para quem não tem acesso ao meio digital.
- Criação do Programa Cidade Amiga do Empresário: simplificação de processos administrativos, integração de sistemas para otimizar a emissão de licenças (sanitárias e ambientais) e alvarás, além da inversão logística de licenciamentos.
- Programas para geração de negócios locais com vistas a aumentar a receita através de impostos municipais. Incentivo às atividades econômicas para as quais a cidade tem vocação: tecnologia, criatividade, sustentabilidade, turismo, serviços e economia verde.
- Parceria com iniciativa privada para criação de pontos de acesso à internet em locais públicos, residências de estudantes da Rede Municipal, unidades de saúde, ou outros espaços comunitários, com custo zero para Prefeitura em troca de benefícios e locais de publicidade.
São Leopoldo simples e transparente:
- Simplificação eletrônica de processos: uso de aplicativos para serviços que exigem deslocamento e atendimento presencial, aumentando a eficiência e diminuindo custos.
- Transparência Pública: criar sistema mais amigável para os cidadãos acessarem os dados da Prefeitura. Prezar em todas as áreas da administração por um governo de dados abertos.
- Agenda do prefeito e da vice com os eventos oficiais publicados nos meios de comunicação da Prefeitura.
- Canais de transparência e dados abertos nos quais seja possível acompanhar em tempo real os processos de compras municipais, dando ciência a todos os cidadãos e empresas.
A NOVA CIDADE
Gestão Pública:
- Enxugamento da máquina pública, com corte de gastos excessivos, privilégios e cargos em comissão. Implantação de um sistema de compliance na Prefeitura.
- Análise das despesas com serviços terceirizados, com a contrapartida das empresas que prestam serviços à administração municipal. Com a criação de um selo da Empresa Parceira do Município para aquelas que prestarem atividades sociais indicadas pela Prefeitura.
- Avaliação das atividades de entidades vinculadas ao município que produzem informações e dados.
- Criar um sistema de avaliação contínua dos serviços públicos pelo usuário para aprimoramento dos serviços, aumento da eficiência e redução de custos.
Responsabilidade Fiscal Governo atuante, com prudência fiscal, qualidade no uso do dinheiro público e transparência Contempla:
• Consolidar a Lei de Responsabilidade Fiscal Municipal
• Contratar avaliação externa de credit rating
• Criar domicílio eletrônico do contribuinte e portal de serviços tributários
• Qualificar o gasto público, com a redução das despesas correntes pela revisão de contratos, integração de módulos de estoque e implantação de sistemas de custos
• Manter a capacidade de investimento do município, com prospecção de novos modelos (captura de mais valia, novas Operações Urbanas Consorciadas e mecanismos de desenvolvimento sustentável)
• Revisar processos tributários (IPTU, ITBI, ISS, Taxas e Contribuições)
• Sistema de gestão e parcelamento da dívida pública
• Aprimorar o sistema de contratos e a integração com o orçamento
• Integrar os controles orçamentário-financeiro e tributário
Hipervisor Urbano Ferramenta de gestão e integração de informações do setor público e também do privado visando a auxiliar o planejamento da cidade e o gerenciamento dos serviços públicos Contempla:
• Central de dados compartilhados
• Plataforma de planejamento e gestão do meio urbano
• Laboratório para desenvolvimento de estudos de novas soluções urbanas
• Base cadastral digital georreferenciada da cidade
• Laboratório BIM para gestão de projetos urbanos
• BI‘s
• Centro de Planejamento, Gestão e Controle • Portal de Dados Abertos
Funcionalismo
- Valorização dos servidores municipais oferecendo condições de trabalho, capacitação, estrutura física e espaço para novos projetos, inclusive criando um prêmio para melhores iniciativas de gestão.
- Preenchimento das vagas estratégicas do corpo técnico priorizando os servidores de carreira.
- Aprimorar o sistema de avaliação funcional, proporcionando ao profissional a oportunidade de capacitação.
- Estabelecer um Plano de Carreira sólido e perene.
Meio Ambiente e Sustentabilidade
- Incentivar a consciência da economia circular, diminuindo o desperdício e movimentando a economia local com sustentabilidade.
- Implantar programa de eficiência energética em equipamentos públicos municipais.
- Implantar programa de incentivo a construções sustentáveis que utilizem tecnologia de eficiência energética, reuso de águas cinzas, parede e telhado verde.
- Criar ferramenta de incentivo a indústrias que invistam em sistema de reuso de água de esgoto.
- Formação de Comissão de análise técnica para aprovação de projetos de aproveitamento urbano de área de vegetação com compensação através de plantio compensatório.
- Programa sustentável de coleta e descarte do lixo do Município, com reforço de projetos de compostagem e reciclagem. Sensibilização dos setores do comércio e residência para que coletam o lixo de maneira mais sustentável, diminuindo os custos para a Prefeitura e agilizando o processo de descarte, oferecendo benefícios fiscais para os que aderirem ao programa.
- Facilitar, aperfeiçoar e incentivar as cooperativas de catadores de reciclável a melhorar a sua atividade econômica, com menos entraves e mais formação financeira.
- Desenvolver um plano de longo prazo para o sistema do lixo, visando um modelo mais eficiente de coleta e destino.
Proteção Animal:
- Programa de apoio aos projetos de proteção animal, proporcionando melhores condições de realização do trabalho de proteção à saúde animal.
- Clínica pública com atendimento 24 horas; castramóvel; castração, chipagem total e feiras de adoções regulares para todos os animais de rua.
Planejamento urbano e urbanismo
- Eliminar os “nós” viários construindo alternativas para os cruzamentos das vias Estruturais com as vias de grande volume de tráfego e que estão congestionadas nos horários de pico, aquelas que formam Sistemas Binários ou corredores de ligação de bairros.
- Subsídios para diminuir o valor da tarifa de ônibus.
- Implantação de bilhete temporal, permitindo o aumento da integração do transporte coletivo fora dos terminais.
Habitação:
- Criar um Programa de mediação para regularização fundiária, unindo interesses de proprietários de terras e comunidade para regularizar zonas de ocupação históricas da cidade .
- Construção de uma cidade com “caminhabilidade”, melhorando segurança das calçadas, a circulação de pessoas com deficiência, semáforos para pedestres, iluminação viária que promova segurança, além de incentivo à construção de cercas e não muros.
- Criar alternativas viáveis ao transporte coletivo, com aumento da estrutura de ciclofaixas e ciclovias, estudos de uso de transportes alternativos oficiais (como vans).
- Campanha de sensibilização para compartilhamento das vias entre pedestres, ciclistas, ônibus e carros, dando estrutura e sinalização para a harmonia entre o trânsito.
Cultura
- Criação de uma incubadora e geradora de ações, produtos e bens culturais, para formação empreendedora, capacitação e fomento da cadeia da indústria criativa.
- Parcerias público-privadas. Eficiência e otimização de recursos, com mais produção de conteúdo artístico e cultural.
- Estabelecer um corredor de comunicação público-privado no fomento e aplicação de recursos. Essa união servirá para viabilizar negócios, estimular a pesquisa, a troca de experiências dos agentes da produção cultural e as demandas para o consumo pela população da cidade.
- Resgatar a cidade como um polo de produção cultural, que prestigia seus artistas e profissionaliza a produção.
- Planejamento de ações conjuntas entre secretarias municipais (Educação, esporte, turismo), associação comercial, produtores, artistas e entidades de cultura, levando ações culturais para as escolas e outras instituições, com o objetivo de democratizar a cultura da cidade.
- Estabelecer metas e resultados para aplicação de recursos da lei de incentivo, gerando necessidade de retorno social deste fomento para qualidade de vida da população.
- Construir ações mais efetivas de relação da regional cultural com a comunidade, comércio, entidades, serviços, produtores e artistas, integrando de forma produtiva ações e resultados.
Sistema Integrado de Mobilidade
O sistema integrado de mobilidade irá contemplar os deslocamentos a pé, por meio de bicicletas e transporte público coletivo de passageiros e os demais veículos, inclusive os particulares, que circulam pelas vias da cidade. Integram o sistema, toda a estrutura de passeios, as infraestruturas cicloviárias com paraciclos, bicicletários, bicicletas públicas de aluguel, táxis e sistemas de transporte flexíveis (Uber, Cabfy, car-sharing, entre outros.).
• Ônibus elétricos / Redução de emissões - como forma de contribuir para a redução da emissão de poluentes.
• Transporte ativo - com foco no cidadão, o sistema integrado de mobilidade prevê uma série de melhorias para os pedestres, como melhoria dos passeios, iluminação mais eficiente, aprimoramento de Programas e projetos de sinalização, atenção especial às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, entre outras importantes intervenções.
• Ampliar a capacidade nos principais eixos de transporte.
• Implantar sinalização indicativa para pedestres e ampliar pistas táteis na região central da cidade e em centros de bairros.
Iluminação Pública
Melhoria permanente do sistema de iluminação pública para maior eficiência com 100% de novas lâmpadas em LED e iluminação específica para pedestres e ciclistas onde necessário. Sistema inteligente de gestão da iluminação pública para a melhoria da segurança e economia de energia.
Energias Renováveis/ Eficiência Energética
• Implementação do Programa São Leo Mais Energia - produzir energia limpa de fontes renováveis suficientes para suprir 30% do consumo dos próprios munícipes.
• Programa de Eficiência Energética nos equipamentos públicos municipais.
Programa de apoio à economia no Pós-enchente e desenvolvimento permanente da cidade:
- Criação de um Plano Econômico municipal de auxílio às empresas afetadas, incluindo a criação de um Fundo de Aval para micro e pequenas empresas.
- Programa de formação empreendedora com terceiro setor, principalmente com instituições que trabalham com geração de emprego e renda.
- Implantação do Fundo de Emergência do Município.
- Fomentar soluções para a cidade que toquem os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU através da estrutura da própria Prefeitura
- Programa de fomento alcançando, além das startups, os microempreendedores nas comunidades e negócios socioambientais.
- Convocar a iniciativa privada para, junto com o poder público, realizar um programa de recuperação da saúde nas especialidades.
- Recuperar setores como gastronomia, lazer e entretenimento, com desburocratização das autorizações para realização de festivais, eventos e feiras.
- Programas de Refinanciamento de impostos municipais atrasados.
Programa de Prevenção de Riscos de Desastres Aprimorar as ações de prevenção e riscos de desastres no âmbito da Administração Municipal Contempla:
• Projeto Conhecer para Prevenir: Divulgar, compartilhar e buscar adesão ao projeto pelas instituições de ensino particulares
• Projeto de Sensibilização da população em Defesa Civil, em áreas selecionadas de vulnerabilidade social do Município, com potencial de risco à população
• Projeto de Prevenção e Riscos de Desastres no âmbito da Administração Municipal
Compromissos com São Leopoldo:
- Transparência TOTAL na gestão pública, combate a corrupção, todas as compras, empenhos e licitações, poderão ser facilmente acessadas e fiscalizadas pelo cidadão e empresas; aplicativo e sites disponíveis para acompanhar o valor arrecadado e gasto em tempo real; Redução de 60% dos CCs e secretarias.
- Um novo Hospital Centenário: reforma e ampliação da estrutura física; dobrar o número de médicos na rede de saúde; centralizar todos os atendimentos no mesmo complexo hospitalar; UPA na Zona Sul da cidade; ampliar horários de atendimentos nas UBS; ambulâncias com UTI completa.
- Elevação do Dique; preservação de áreas ribeirinhas;implantar conceito de cidade esponja; política municipal de amparo e assistência social para todas as famílias afetadas pela enchente.
- Creche em turno integral para todas as crianças de São Leopoldo em período integral até a idade escolar.
- Cidade segura; instalação de câmeras com reconhecimento facial e inteligência artificial; aquisição de drones vigilantes, promover a ordem social e cívica; GCM na segurança dos Bairros, atuação no trânsito voltada para educação e orientação do cidadão.
- Clínica de Saúde Animal, 24 horas; castração e chipagem total de animais de rua; convênios com protetores, Ongs e lares temporários.
- Educação em turno integral com disciplinas de finanças, bilíngues, programação e robótica, empreendedorismo,fortalecimento emocional; artes marciais e plásticas, no contraturno escolar; novas estruturas físicas de educação, valorização e qualificação contínua dos professores.
- Construção do Centro Municipal de Referência do Transtorno Autista; com equipe multidisciplinar, composta por neuropediatra, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e pedagogia especializada.
- Saúde sem partido, todo o sistema de saúde municipal será interligado, com atendimentos sem interferências políticas; App Centro Capilé para marcar consultas e exames.
- Centros de esporte e competições em todas as regiões, desenvolvendo atletas desde a infância; olimpíadas escolares; patrocínio para competidores representar o município nacional e mundialmente.
- Ciclovias interligando todos os bairros da cidade, além de pistas para corrida e ciclismo; Implantação do Circuito + Saúde, adequação de trechos interligados, junto a malha viária municipal, para caminhadas e corridas.
- Transporte público com a menor tarifa da região, ônibus elétricos, paradas cobertas, confortáveis e tecnológicas, app com deslocamento em tempo real; modernizar terminais de ônibus com conforto e acessibilidade.
- Recuperação de todos os pontos culturais da cidade, construção de novas referências para o turismo; transformar São Leopoldo em polo turístico, para atrair investimentos, empresas, gerar empregos e renda extra; nova rodoviária e grande pórtico na entrada da cidade.
- Políticas duras de proteção ao meio ambiente; ampliação das cooperativas de reciclagem; educação sobre descarte de lixo; incentivos à reciclagem domiciliar.
- Ressocializar moradores de rua, ofertar qualificação, empregos e moradia, coibir a vagabundagem dentro do município; prover tratamento terapêutico para viciados em drogas.
- Revitalização, ampliação e manutenção de todas as praças e áreas de lazer familiar do município; Disponibilização de banheiros nas praças mais movimentadas.
- Programa de saúde mental para a população, ofertar em toda rede de saúde, de assistência social, de ensino, de associações de bairros; tratamento e amparo psicológico contínuo.
- Centro Municipal de qualificação da Juventude, voltado para educação e preparação para o mercado de trabalho, além de convênios com empresas para estágio remunerado aos jovens do ensino médio e universitários; subsídios para jovens empreendedores.
- Planejamento da mobilidade urbana; destravar o trânsito da cidade; novas vias e ligações entre bairros.
- Patrocinar circuitos de eventos culturais, religiosos e esportivos de grande porte, promover o turismo e o comércio do município.
- Incubadora de Startups com parceria das universidades e empresas; financiar projetos com impacto social e econômico; plano de recuperação e ampliação de empresas.
- Casa da vacina, com amplo horário de atendimento; farmácias municipais em todos os postos de saúde do município.
- Casas mortuárias e espaço para eventos familiares em todas as regiões, cedidos para as associações.
- Qualificação e regulamentação de Motoboys do município.
- Habitação digna; regulamentação, regularização e reestruturação de todas as áreas urbanas da cidade; cedência de áreas para hortas comunitárias, e, pomarização frutífera da cidade.
- Não aumentar o IPTU, fazer reavaliação por meio de estudos técnicos e análises de mercado, levando em consideração fatores como, localização, tamanho do terreno, área construída, e, principalmente infraestrutura pública do Bairro. Visando um valor justo.
- Casa do Idoso, atendimento 24 horas, acolhimento, hospedagem e proteção, nenhum idoso será negligenciado em nossa cidade; buscando fortalecer a saúde e a integração com o idoso e a sociedade.